A cada dia que passa a informática vem adquirindo cada vez mais
relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de
aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as
pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um
computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um
novo jeito de aprender e ver o mundo.
Hoje é possível encontrar o computador nos mais variados contextos:
empresarial, acadêmico, domiciliar, o computador veio para inovar e facilitar a
vida das pessoas. Não se pode mais fugir desta realidade tecnológica. E a
educação não pode ficar para trás, vislumbrando aprendizagem significativa por
meio de tecnologias obsoletas. As escolas precisam sofrer transformações frente
a essa “nova tecnologia” e assim constituir uma aprendizagem inovadora que leva
o indivíduo a se sentir como um ser globalizado capaz de interagir e competir
com igualdade na busca de seu sonho profissional.
O ensino por meio da tecnologia ainda é bastante questionado. Muitas
escolas no passado introduziam em seu currículo o ensino da Informática com o
pretexto da modernidade. As dúvidas eram grandes em relação a professores e
alunos. Que professores poderiam dar essas aulas? Em princípio, contrataram
técnicos que tinham como missão ensinar Informática. Uma outra dúvida pairava
entre os educadores: O que ensinar nas aulas de informática?
Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta, introduziram a Informática educativa em seus currículos, que, além de promover o contato com o computador, tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.
Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores.
Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta, introduziram a Informática educativa em seus currículos, que, além de promover o contato com o computador, tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.
Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores.
Oscarina
Oscarina Ferreira é graduada em Pedagogia com Habilitação em Tecnologia Educacional.
(http://ntmumuarama.blogspot.com.br/2011_10_01_archive.html)
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